7 de junho de 2010

BARCELONA




Museu Nacional de Arte da Catalunha, em Barcelona. 
O MNAC tem muitas sessões diferentes e seriam necessárias várias horas para apreciar tudo – as principais coleções são a de arte românica e a de arte moderna, mas também tem arte gótica, renascentista e barroca.




O Museu Nacional de Arte da Catalunha fica em um verdadeiro palácio, no alto da colina de Montjuïc. O Palau Nacional impressiona de longe, quando se vê  o palácio ao final da Avenida de la Reina Maria Cristina. 

Embora tenha sido construído já na década de 1920, o Palau Nacional foi inspirado no Renascimento Espanhol do século 16, com salões cheios de colunas e cúpulas decoradas com afrescos.

Atrás do complexo de Montjuic, você encontra o maravilhoso Joan Miro Foundation.  Fundação Joan Miró A Fundação Joan Miró foi criada em 1975 como espaço de referência da obra de Miró. Depois da primeira grande exposição de Miró em Barcelona em 1968, se tomou a decisão de criar um museu dinâmico para fomentar o conhecimento e a difusão da arte atual em diferentes vertentes.  A fundação também foi construída para encorajar e ensinar os artistas novos sobre arte contemporânea.






Cidade super limpa



Eu e Isaura, amigas de trabalho e viagem


Olha que legal! Escadas rolantes ao ar livre para subir ao Palácio Real em Mont Juic! Uma força e tanto...



Todos os prédios que vi em Barcelona, não têm porteiros, apenas porteiros-eletrônicos! Achei uma economia para o valor do condomínio

22 de maio de 2010

A ARTE-EDUCAÇÃO E OS MEUS SONHOS


Essas aulas são de modelagem em Argila. Motivo de muita felicidade para as crianças e muita dor de cabeça para o pessoal da limpeza. Por essa razão, acabaram proibidas pela direção da escola.
Tristeza para mim e para as crianças.
Então eu resolvi contar dois dos meus sonhos.
Um, é que toda escola pública possa ter uma sala de artes com bancadas individuais e instalações apropriadas para esse fim. Assim, o arte-educador poderá receber os alunos em um ambiente adequado para desenvolver as atividades de artes.
O que acontece hoje, é o seguinte: O professor de artes, tem uma aula apenas de 45 minutos onde é praticamente impossível verificar o aproveitamento de todo o seu potencial. As aulas , ao menos,deveriam ser geminadas.
Como podemos observar nas fotos, as crianças, carentes de atividades lúdicas no seu dia-a-dia, por razões largamente propagadas, ficam intensamente felizes nas aulas de artes. São aulas em que sentem-se motivadas para desenvolverem sua capacidade de criação e auto-expressão.
Hoje, na escola em que trabalho, as aulas de modelagem em argila e papel maché, estão proibidas porque não há tempo para limpar as salas. Afinal de contas, eu e as crianças,vamos sujando sala por sala. Se fosse uma sala só, seria muito mais fácil a manutenção. Então eu pergunto: de que adianta tanto preparo na Universidade, se não encontramos um lugar para exercer nossas inúmeras habilidades?
É triste constatar que anos de ensino obrigatório da arte não desenvolveu a qualidade estética da arte-educação nas escolas.
Hoje, em Campo Grande/MS, há apenas uma escola municipal que possui uma sala de artes.

18 de maio de 2010

E FIM? ENFIM...

Engraçado como às vezes temos a nítida impressão de que erramos com alguém. Mas não sabemos como foi, onde, de que maneira que aconteceu...em que pedaço do caminho a gente se perdeu...se desconectou...
Só sentimos a cisão.
Que vontade de perguntar: onde foi que eu errei?
Mas, geralmente, ficamos sem resposta. Como se houvesse a obrigação de saber, como se estivesse implícita a responsabilidade da ciência do fato em si.
Eu não sei o que o outro pensa.
Eu não sei o que você pensa, enquanto você não me disser.
E porque a maioria das pessoas acredita que temos a obrigação de traduzí-las, só porque a amamos ou porque gostamos delas mais do que o normal?
Eu sou apenas um ser humano tentando acertar e ser feliz. Nada mais.
Tenho quase certeza de que muitas vezes a beleza, o dinheiro, a fama e o poder não significam,necessariamente, felicidade.
Esta, geralmente, está acompanhada de equilíbrio e inteligência emocional.
Gostaria, ao menos, de ter a chance de me explicar quando me sinto incompreendida.
Ou me achar, quando me sinto perdida.
E nem são poucas vezes assim...

26 de abril de 2010

ARTE EDUCAÇÃO - UMA EMOÇÃO !



Como as crianças ficam tão felizes na aula de Artes e como alguns adultos não entendem isso?
Como a Aula de Artes é necessária para contribuir com o desenvolvimento afetivo, cognitivo, emocional enfim, com várias vertentes da evolução psico-social de uma criança.
Acredito, que as crianças das Escolas Públicas Municipais de minha cidade, mereçam um espaço apropriado para as aulas de Artes.
Seria muito mais proveitoso para elas, pois, eu, como arte-educadora, não posso usar todo o meu potencial, porque outras aulas acontecerão após a minha no mesmo espaço físico, e não há tempo hábil para que a equipe de limpeza deixe tudo em ordem.
A cronologia me impede de, por exemplo,  dar aulas de modelagem em Argila, de papel maché, porque , como já ocorreu no passado, a confusão foi tanta, que tornou-se inviável.
Minha campanha é por uma sala separada para as Aulas de Artes !

25 de abril de 2010

21 de abril de 2010

Fluir Para a Vida


Ando construindo caminhos, buscando objetivos. 

Às vezes paro, volto na estrada,

mudo o percurso,

reflito. 


Em muitos momentos,

abandono opiniões

que se tornaram descartáveis. 


O passar dos dias traz sabedoria
e a experiência me faz minimalista, 
com leveza na alma. 
Se não fosse assim,

imagino o que seria uma 'overdose' de existências, 

um acúmulo de sensações congestionando o fluir para a vida.


Eu apenas quero ver o mundo, 

sem tantas certezas,

sem saber do que há no final do arco-íris, 

pela aquarela de sonhos

e o colorido da paleta que seguro em minhas mãos.

 

 

 


14 de abril de 2010

Nosso Mosaico de Botões

Resolvi fazer com meus aluninhos, uma réplica do quadro de Mosaico de Botões do "Museu do Futebol", que vi no Estádio do Pacaembú, em São Paulo-SP
Mosaico de Botões - Museu do Futebol - Estádio do Pacaembú

Aquela Obra de Arte foi 'Amor à Primeira Vista'!
Acredito que essa seja uma das finalidades da Arte - Nos Encantar!
Desde o início do ano, solicitei às mães que trouxessem botões para o nosso projeto.
Projeto executado a inúmeras mãos.





É... falta bastante botão...não ficará igual ao original, nem queremos que fique. Na verdade o original foi uma inspiração.
Mas a 'Festa' que tem sido o caminho das colagens, dos coloridos dos botões, das histórias das idas às costureiras para pegar os restos de botões, já está valendo todo o processo!
"Interessante como às vezes a caminhada é mais valiosa e enriquecedora do que a chegada ao objetivo!"

4 de abril de 2010

Caçadores de Borboletas

Precisei de um coador para um chá de maçã, e não encontrei na gaveta da cozinha.
Como as coisas podem sumir assim?
Comprei novamente um Coador de Plástico como utensílio para minha cozinha e dias depois, o descobri dentro do baú de brinquedos de minha filha.
Então indaguei: - Por que você pegou meus coadores?
Ai mãe...não são coadores...são  'Caçadores de Borboletas'!



3 de abril de 2010

As pessoas ou são encantadoras ou são aborrecidas.

Riley-Op Art
 (Respeitar o Outro, pois Tudo é uma questão de Ponto de Vista)

"É absurdo dividir as pessoas em boas e más. As pessoas ou são encantadoras ou são aborrecidas." Oscar Wilde
Sempre achei meio ácida essa sentença de Oscar Wilde, apesar da minha eterna admiração por esse grande e polêmico escritor irlandês. Mas, tenho visto fatos que me levam a crer que a  existência dessa antítese, é mais habitual do que eu imaginava - encantador ; aborrecedor.
O encantador é poético,é belo, é suave e te convence sem precisar de muitas assertivas. É agregador.
Já as pessoas que nos aborrecem, geralmente são aquelas que querem fazer valer suas verdades a qualquer custo. Como se suas verdades fossem absolutas sobre as demais. Afastam as pessoas, estão sempre sendo isoladas pelos amigos, porque ninguém suporta pessoas 'cheias de razão'. Não respeitam a opinião alheia, são arrogantes, não sabem conviver com algo contrário às suas verdades. São incovenientes, invadem o espaço alheio sem a menor cerimônia para impor seus comentários ásperos, impetuosos e inflexíveis.
É importante termos nossas convicções, defendermos nossos prismas, mas com harmonia e sem perder a razão e o bom senso. Senão, estaremos longe de enfileirar adeptos às causas em que acreditamos.
Em algum momento da vida, podemos ter sido aborrecedores. Mas entendemos que estávamos na contramão do mundo e retomamos o curso normal da vida. Pobres daqueles que permanecem sem enxergar quão insuportável é essa postura. Certamente, aborrecedora. O aborrecedor precisa entender, de uma vez por todas, de que é um chato. Todos querem distância!
Aqui, tenho amigos encantadores, que, mesmo que discordem dos meus pontos de vista, o fazem de forma terna, gentil, serena. É a tal da Gentileza  que não deve faltar a nenhuma convivência ou relacionamento.

31 de março de 2010

"O amor é algo difícil de descrever, que eu não consigo entender e me recuso a esquecer. "

Lago - Tarsila do Amaral
Modernismo

25 de março de 2010

"Quem nunca quis um amor impossível, um beijo intempestível ou um abraço imprevisível? " Carmen Eugenio

Frida Kalo