31 de março de 2010

"O amor é algo difícil de descrever, que eu não consigo entender e me recuso a esquecer. "

Lago - Tarsila do Amaral
Modernismo

25 de março de 2010

"Quem nunca quis um amor impossível, um beijo intempestível ou um abraço imprevisível? " Carmen Eugenio

Frida Kalo

21 de março de 2010

Selo Superior Scribbler Award

Estou tão Feliz!!! Recebi do meu amigo Joakim Antonio do Blog Descortinamento Mental este selo de Qualidade. Agora repasso a cinco amigos. Claro que a vontade é de passar a mais de cinco amigos, mas, devemos cumprir as regras, é difícil, mas vamos lá...
Presente recebido do meu amigo Joakim Antonio do Blog Descortinamento Mental

"What is a Superior Scribbler? One who employs mad skillz to communicate in this crazy, crazy world. Who pontificates, explains, memorializes & entertains. Who has a funny bone & is not afraid to use it. Whose cyber-crib we return to again & again, because it just feels right."
~ Melissa B. - The Scholastic Scribe ~

Devo repassá-lo seguindo as seguintes regras:
Cada Superior Scribbler (SS) deve passar o prêmio para 5 amigos que tenham merecimento
Cada SS deve linkar o autor e nome do blog de quem ele recebeu o prêmio.
Cada SS deve exibir o prêmio em seu blog e disponibilizar o link para o Post Original que explica o prêmio
Cada SS é convidado a visitar o post que explica a atribuição do prêmio e deixar um comentário, adicionando assim o seu nome à Mr. Linky List. Lá eles mantém uma lista atualizada de todos que receberam o prêmio.

Cada SS deve colocar essas regras no seu blog.

Repassando para os amigos:
- Sandra Cajado - Site Sandra Cajado Arte & Cultura 
- Francisco de Sousa Vieira Filho do Blog The Lair of Seth-Hades
- Everton Domingues do Blog   Vancouver Olimpica 
- Mia Palenza  do Blog Quando as Borboletas se Calam
- Sergio Quintanilha do Blog CIDADÃO Q. 

7 de março de 2010

Alimentos que otimizam o processo da dieta

Esses alimentos melhoram o metabolismo:
Azeite de oliva extra virgem: É composto em grande parte por ômega 9, um ácido graxo monoinsaturado. Contém compostos fenólicos antioxidantes e antiinflamatórios. Seu consumo diário está associado à diminuição da circunferência abdominal.
Abacate: Rico em beta-sitosterol, ácidos graxos monoinsaturados, carotenóides e vitamina E, o consumo diário de abacate, em uma pequena quantidade (2 colheres de sopa da fruta) diminui a resistência ao emagrecimento, além de ser antiinflamatório e antidislipidêmico (melhora os níveis de colesterol no sangue).
Açaí: Rico em antocianinas, que inibem a produção de radicais livres tendo um efeito antioxidante potente. As antocianinas quelam metais tóxicos, diminuindo a toxicidade no organismo e facilitando a perda de peso, por diminuir a inflamação e intoxicação. O açaí pode ser consumido moderadamente, como por exemplo, 3 vezes por semana, 150 ml cada vez, de preferência antes de fazer exercícios físicos, para que a pessoa que consome possa ser beneficiada por todos os nutrientes, sem exagerar na quantidade de energia consumida.
Brássicas (brócolis, repolho, rabanete, couve-manteiga, agrião, couve-flor, rúcula, nabo, couve-chinesa, couve de bruxelas): As brássicas são ricas em compostos organosulfurados que tem papel importante na destoxificação hepática, trabalhando de forma importante para eliminar as toxinas liberadas no corpo durante o processo de emagrecimento. Além disso são ricas em vitaminas e minerais antioxidantes e importantes para o equilíbrio orgânico.
Cúrcuma (açafrão da terra): Seu princípio ativo é a curcumina, um potente antiinflamatório, agindo no combate à inflamação gerada pela obesidade.
Óleo de côco: Rico em triglicérides de cadeia média, o óleo de côco possui efeito termogênico, acelerando o metabolismo e tem o efeito de reduzir o apetite quando consumido antes das refeições. Além disso, é rico em ácido caprílico, que é um ótimo antifúngico.
Chá verde: Rico em catequinas, é um poderoso antioxidante, agindo na neutralização dos radicais livres liberados durante o processo de emagrecimento. É também um excelente termogênico, acelerando o metabolismo basal e aumentando o gasto energético. Não deve ser tomado à noite, para evitar a perda de sono.
Peixes: Rico em ômega 3, que é um potente antiinflamatório e atua também modulando o sistema imune, previne doenças degenerativas cerebrais. Como a obesidade está associada a uma resposta inflamatória de baixa intensidade e a maior resistência à insulina, o consumo diário de peixes ou de suplementos de ômega 3 está associado à diminuição da inflamação e melhor sensibilidade à insulina.
Oleaginosas: Ricas em vitaminas como ácido fólico (B9) e vitamina E, minerais como selênio, manganês, magnésio e cálcio. São ricas em ácidos graxos mono e poliinsaturados, aminoácidos como lisina e arginina e ricas em fibras. O consumo de oleaginosas oferece ao organismo um aporte de nutrientes antioxidantes e destoxificantes importantes para o processo de emagrecimento.
(elaborado pela nutricionista Daniella Barbosa)

6 de março de 2010

Jogar, Contar Lendas e Histórias...

                                                        Aula de Modelagem em Argila
Na Fundação de Cultura, sou concursada há mais de 10 anos. Mas na Secretaria de Educação, sou concursada há quase dois anos. Entrei em 2008. Passei em terceiro lugar na prova escrita e pude escolher um lugar bem ao lado de casa para trabalhar. Como se o trabalho fosse a continuidade do meu quintal.
Desde sempre, percebi que seria uma oportunidade de crescimento e troca de energia fascinantes. A dinâmica das circuntâncias e o material humano a ser trabalhado são desafios constantes.
Recebi as salas de pré, primeiro, segundo e terceiros anos do ensino fundamental. É, ainda tem uma sala de pré! Para mim, não houve dificuldades, já que tenho uma filha de 4 anos, e brinco constantemente com ela. Sim, eu disse brincar, porque o Lúdico, para mim, tem tanta importância que faz parte também do meu Planejamento, e sobre ele, falarei em específico, noutro momento.
Então, tenho alunos, que estão comigos desde o pré, e agora no 2° ano.
Eu os vi no começo deste ano, pensei sobre isto e até me emocionei. Comentei com eles:
- Nossa! Como vocês cresceram! Eram tão pequenos quando nos conhecemos há dois anos, alguns tão chorões!! E agora, grandinhos, mais compreensivos! (Que lindo observar a evolução humana!)
Digo sempre aos meus alunos, que não importa que estejamos em uma escola pública, sempre exigirei deles, um comportamento de escola Suiça. Aí, naturamente, preciso contar o que é a Suiça...
Outra coisa que faz parte do meu Planejamento é a Contação de Histórias e Contação de Lendas.
Adoram me ver contando histórias. Se forem as lendas do Boi-Tatá e da Mula-Sem-Cabeça, meu Deus... a criançada nem pisca os olhos...Querem mais, mais e mais... Eu conto, represento, tem algumas estórias que peço a eles que imaginem o final, para incentivar a criatividade!
 Mas termina a aula e eles me dizem... - Que pena professora, acabou nossa Viagem!!!
E eu respondo - Acabou nada!!! Semana que vem tem mais!!
Blog da Escola - Slides das Aulas de Artes !

Et Je Pleuré....

Ano passado, entre alguns casos bizarros (aqui no sentido de esquisito e estranho ) tive um aluno que, quando eu entrava em sala, ele entrava embaixo da minha mesa, ficava 'entocado' e nada o tirava dali. Fiz de tudo, encaminhei à coordenação, chamei o responsável, orei ao Pai, enfim... nada resolvia. O guri 'incorporou' um homem das cavernas, e eu que  não sou psicóloga, toquei o barco. Tem coisas na vida, que a gente consegue resolver e outras que a gente não consegue resolver. E para essas últimas, a minha solução é em primeiro lugar, tentar compreendê-las, se for possível e necessário. Senão, ignorar. Mais simples e menos danoso à nossa saúde. Esqueça. Para que achar que devemos saber, entender e ter o controle sobre tudo? 
O menino que gostava de se esconder embaixo da mesa foi reprovado e está cursando novamente o segundo ano.
Este ano, estamos lá, conhecendo o Traçado Gráfico através da régua...Notei no início do ano, que ele estava participando das aulas. Nem me empolguei...mas esse comportamento manteve-se linear.
Ontem, já no segundo mês de aula, ele estava dominando o uso da régua, entendendo a distância em centímetros, fazendo quadrados, composições, enfim trabalhando, produzindo, querendo aprender e, acreditem, auxiliando os que ainda estavam com dificuldades. Ele veio todo orgulhoso me mostrar o trabalho proposto concluído, e eu fiquei tão emocionada que não contive as lágrimas.
Eu estava diante de uma criança que,  finalmente,  evoluía dentro do processo de ensino-aprendizagem, apesar de todo o contexto de dificuldade familiar, sócio-econômico em que se encontra. O Ensino e a Arte, estavam vencendo todos as dificuldades psico-educacionais daquela criança.
Eu ouvi sua mãe, várias vezes, me contando sobre a dificuldade em criar seus filhos sozinha, em razão do pai ser criminoso e estar em um presídio.
Mas ontem, aquele menino que se escondia embaixo da mesa, sorriu e eu fui testemunha de sua felicidade em superar os próprios limites! Essa emoção, me fez chorar...

Vi Mondrian em meus alunos!!

Me inspirei em Beatriz Milhazes, Pieter MONDRIAN(Concretismo), e Victor Vassarely (Op Art), para elaborar o meu Planejamento Bimestral em Arte-Educação.
De Beatriz, pensei exclusivamente, nas colagens e sobreposições. Para isso, pedi às mães de meus alunos em reunião, que me enviassem papéis de diversas texturas e muitos retalhos, botões, barbantes, enfim, uma infinidade de possiblidades para que pudéssemos explorar relevos, composições e customizar nossas criações!
        (Vi em Floripa! )   
                             
O princípio: ensinar as crianças de 1°,2° e 3° ano a usarem a régua. Estamos neste processo há duas semanas. Posso dizer, que com os menores, o progresso obtido já alcançou 50%,  e com os maiores já estamos compondo tramas geométricas. Eles já compreendem as dimensões de um quadrado, de um retângulo. Já sabem utilizar a régua para isso ! Vitória! Próximo passo: Desenhar Composições Geométricas em Papéis Texturizados e em Tecidos , recortar e colar em uma plataforma lisa, finalizando a criação inspirada no Abstracionismo Geométrico.
Pieter MONDRIAN

27 de fevereiro de 2010

Humberto Espíndola - Ícone da Arte Contemporânea em Mato Grosso do Sul


Aprecio as obras de arte em minha casa e há uma especial, de família - Os Bois, de Humberto Espíndola. Certa ocasião fui visitá-lo em sua casa-ateliê, um santuário das artes. Fantástico estar naquele lugar, na companhia desse que é um dos principais artistas plásticos do Centro-Oeste. Seu nome está grafado na história da cultura brasileira.
Embora sejamos de gerações diferentes, nossos pais sempre foram muito amigos.
Eu lhe disse:- Humberto, eu sou a Carminha, filha do Victor e da Flória. E ele disse: - Claro que sei!! Meus padrinhos de casamento!!
E então conversamos a tarde inteira e eu pude, extasiada, contemplar suas obras.
Humberto Espíndola, pintor autodidata, estreou nacionalmente no IV Salão de Arte Moderna do Distrito Federal, em 1967, em Brasília.
Formou-se em jornalismo na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica do Paraná, em 1965 e no ano seguinte, organizou a Primeira Exposição dos Artistas Mato-Grossenses, em Campo Grande, onde fundou, em 1967, a Associação Mato-Grossense de Arte.
Seu talento o levou à Itália onde em 1972 participou da XXXVI Bienal de Veneza.
Cria, em 1973, o Museu de Arte e Cultura Popular, ligado à Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, dirigindo-o até 1982. O Palácio Paiaguás, sede do governo estadual de Mato Grosso,recebe em 1974, mural executado pelo artista. Em 1977, recebe o prêmio melhor do ano em pintura da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Em Campo Grande, é co-fundador do Centro de Cultura Referencial de Mato Grosso do Sul, em 1983, e realiza o Monumento à Cabeça de Boi, de ferro e aço, instalado na praça Cuiabá, em 1996. Apresenta mostra retrospectiva, em 2000, na Casa Andrade Muricy, em Curitiba, e, em 2002, no Museu de Arte Contemporânea, em Campo Grande, e no Museu de Arte e de Cultura Popular, em Cuiabá.( fonte Itaú Cultural).
Sua arte é focada em temas regionais, obras inspiradas na bovinocultura - temática que ele mesmo desenvolveu e que traduz a importância do boi para a população sul-mato-grossense. Animal-símbolo que retrata o cenário político, econômico e social do povo do cerrado.
Eu começo a apresentar-lhes os artistas sul-mato-grossenses a partir dessa pessoa singular que é Humberto Espíndola, cuja obra questiona, argumenta e nos remete a infindáveis interpretações.




           Eu e minha tela deste grande artista!
                                                 Humberto Espíndola e Carmen Eugenio

Conheça mais sobre o artista em seu site oficial     http://www.humbertoespindola.com.br/001-index_frameset.htm

25 de fevereiro de 2010

Arte-Educação ... Um Querer Bem

Minha abordagem sobre esse tema será sob a perspectiva histórica, teórica e experimental.
Sinto necessidade de partilhar algumas observações constatadas no cotidiano do exercício da profissão. Boa parte das minhas manhãs laborais têm sido dedicadas a esse fim.
O estudo das Artes tem sido obrigatório no ensino fundamental e ensino médio no Brasil desde 1971 a partir de um acordo oficial MEC-USAID (EUA), que reformulou a Educação Brasileira, estabelecendo os objetivos e o currículo configurado na Lei Federal nº 5692 denominada "Diretrizes e Bases da Educação", uma criação ideológica de educadores norte-americanos.
Antes que eu inicie minhas incursões nesta seara, faz-se mister mencionar a pioneira em arte-educação no Brasil, Ana Mae Barbosa, principal referência no país para o ensino da Arte nas escolas, tendo sido a primeira brasileira com doutorado em Arte-educação, defendido em 1977, na Universidade de Boston e a primeira pesquisadora a se preocupar com a sistematização do ensino de Arte em museus, durante sua gestão como diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo MAC/USP
É autora de diversos livros e artigos fundamentais para o estudo nesta área e em 1987 desenvolveu o primeiro programa educativo em Arte-educação no Brasil, baseado em sua "proposta triangular" para edificar conhecimentos em Arte:
• Contextualização histórica;
• Fazer artístico;
• Apreciação artística.
No universo chamado escola pública, o principal desafio é dirimir impedimentos que atravancam e retardam o avanço da arte-educação, para aproximar a arte dessa realidade social.
Nesse cenário, para mim um laboratório experimental, elencarei óbices do cotidiano.
Uma equação, um desafio, um processo de estreitamento e comunhão de mundos ainda desiguais mas com uma promessa de êxito enquanto acreditar-se na arte como uma linguagem universal.
Eu e minhas alunas: Izabella do 2°ano e Kiohara de Teatro

21 de fevereiro de 2010

RESILIÊNCIA...JÁ OUVIR FALAR?

Eu estava na sala de espera da médica, pensando na falta de tempo, correria, contas para pagar, ligações para fazer, lista de supermercado, assuntos ligados ao trabalho...tantas coisas para resolver e tanto tempo perdido naquele lugar.
Resolvi prestar atenção nas outras pessoas que estavam ali. Havia duas senhoras. Uma delas disse estar preocupada com seu filho, que havia deixado na escola, com um princípio de virose.
Eu disse: fique tranqüila, ele ficará bem. Ela me respondeu: meu filho tem síndrome de down e é bipolar. Quando está meio resfriado fica muito agressivo.
E então ela me contou sua vida, a partir do nascimento do seu filho, há 12 anos. Quatro anos depois, quando nasceu sua filha, seu marido a abandonou. Ela disse-me que nas reuniões escolares, constatou que a maioria das mães de crianças especiais foram abandonadas pelos maridos. E que esses maridos, acabam esquecendo-se dos filhos também. ( Mas deveriam ser ex –maridos e não ex-pais, não é?... ).
Contou-me que o caso do seu filho é severo, impossível de, por exemplo, colocá-lo em uma escola com grau de aprendizagem normal, hoje chamado de ‘Inclusão Social’.
Além de precisar atender as necessidades prementes de seu filho, ainda precisou encaminhar sua filha menor para acompanhamento terapêutico, pois a mesma iniciou um processo de infantilização e retrocesso cognitivo devido aos excessos de cobranças.
E essa mãe, estava ali, na minha frente, esperando sua vez para verificar como estava sua própria saúde.
Segundo ROGERS (1983) quando somos ouvidos de modo empático e à medida em que somos aceitos e considerados, tendemos a desenvolver maior consideração em relação a nós mesmos, permitindo desta forma, que sejamos propiciadores mais eficientes de nosso próprio crescimento. Daí a importância de sabermos ouvir também! De alguma forma, naquela tarde chuvosa, ela precisava falar, aliviar seu coração e sua alma, e eu estava lá para ouvir aquele testemunho de Resiliência.
Resiliência é essa capacidade de vencer as dificuldades, os obstáculos, por mais fortes e traumáticos que sejam. Resiliência é a capacidade que temos de descobrir uma fortaleza dentro de nós mesmos.
É curioso como no decorrer de nossas vidas, somos obrigados a lidar com perdas irreparáveis que, aparentemente, nos desintegram emocional e psicologicamente. Sentimo-nos ‘sem chão’, num abismo. (Foi assim que me senti, quando perdi minha mãe há 12 anos... Pensei que fosse o meu ocaso também. Precisei reorgarnizar-me, flexibilizar minha existência, descobrir novas formas de entender a vida.)
Saí do consultório, acreditando que, verdadeiramente, meus problemas são praticamente inexistentes perto dos problemas daquela senhora e eu só tenho uma coisa a fazer: agradecer a Deus pelos milagres que cercam minha vida.