19 de junho de 2013

CRISTAL DE MURANO









O cristal Murano tem sido um famoso produto da ilha Veneziana de Murano por séculos.
Pelo século X se tornou uma conhecida cidade de comércio. Hoje Murano permanece como destino para turistas e amantes de arte e de joalheria.
Antigamente, a arte de modelar o vidro era dominada por uma elite de artesãos da República Veneziana, mais notadamente da Ilha de Murano.

Murano era um porto comercial por volta do século 7 e no século 10 havia se tornado um próspero centro de comércio possuindo sua própria moeda, força policial e uma aristocracia comercial. Em 1291, a República Veneziana ordenou aos artesãos de vidro que transferissem seus fornos para a ilha de Murano,  pois havia o temor de um incêndio em Veneza, nesta época construída basicamente de madeira, provocado pelas altas temperaturas dos fornos.

Os artesãos se tornaram a nata da população da ilha. Gozavam de imunidade judicial. No século 14 as filhas dos artesãos obtiveram permissão de se casarem com os nobres de sangue azul das famílias venezianas.

Tal regalia ocultava um propósito:os artesãos de vidro não tinham permissão de sair dos limites da República. Se um deles resolvesse estabelecer-se fora dos limites da República corria o risco de ser assassinado ou de ter as mãos decepadas pela polícia secreta. Entretanto, muitos desertores conseguiram fugir.

O que fazia os artesãos de Murano serem tão especiais? Inicialmente eles eram os únicos na Europa que sabiam como fazer um espelho. Também desenvolveram e aperfeiçoaram tecnologias para a fabricação de vidro cristalino, esmaltado (smalto), com fios de ouro (aventurine), multicolorido (millefiori), leitoso ( lattimo) e imitações de gemas preciosas feitas de cristal. Eles virtualmente monopolizaram a fabricação de cristais por séculos até que artesãos da Europa central e do norte introduziram novas técnicas e designs ao mesmo tempo em que imigrantes levaram a tecnologia para o Novo Mundo.

Murano ainda é um exportador de produtos tradicionais como espelhos e objetos de cristal. Suas fábricas produzem peças modernas: pesos de papel, contas de cristal, colares, adereços e joalheria em cristal. Ao nível de varejo há uma ênfase aos objetos de design artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é valioso para mim.
Muito obrigada!

Invisível

Você está ali. Todos os dias, você está ali. Você faz o que tem que ser feito. Você apoia, você está presente. Mas o outro não t...