28 de abril de 2012

Pensamento positivo protege o coração !


Estar de bem com a vida faz pessoa fazer mais exercícios e comer melhor. Otimismo também evita progressão de doenças já instaladas.

Manter o pensamento positivo reduz o risco de ataque cardíaco, derrame e outros problemas cardiovasculares, segundo um estudo da Universidade Harvard, divulgado na revista científica “Psychological Bulletin” .

Segundo a Associação Americana do Coração, mais de 2.200 americanos morrem de doenças cardiovasculares a cada dia, em uma média de uma morte a cada 39 segundos. Uma a cada 18 mortes de norte-americanos é decorrência do derrame.

"Nós descobrimos que fatores como otimismo, qualidade de vida e felicidade estão associados ao menor risco de AVC (acidente vascular cerebral) sem contar com fatores como idade, status socioeconômico, peso e se é fumante”, diz Julia Boehm, autora do estudo realizado no Departamento de Sociedade, Desenvolvimento Humano e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard.

“Por exemplo, as pessoas mais otimistas têm aproximadamente 50% menos risco de ter um problema cardiovascular comparado aos menos otimistas”, diz Boehm. O estudo ainda mostra que fatores como otimismo podem ajudar a evitar a progressão da doença.

A pesquisadora também constatou que pessoas que levam em conta a qualidade de vida têm comportamentos mais ligados à preservação da saúde, ou seja, se exercitam e dorme mais e têm uma dieta mais balanceada, o que resulta em pressão arterial e peso menores.

"Essas descobertas sugerem que enfantizar os pontos fortes psicológicos ao invés de simplesmente atenuar os déficits pode melhorar a saúde cardiovascular", disse Laura Kubzansky, co-autora do estudo.

http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/fisiologia/21759-pensamento-positivo-protege-o-coracao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é valioso para mim.
Muito obrigada!

O Mundo é seguro.

Talvez essa seja a principal competência e desafio:  olhar o mundo com afeto,  respeito, compaixão ,  suavidade.   Somente dessa fo...