27 de outubro de 2010

Meditação e Crianças

Meus aluninhos, meditando ao final da aula de artes.


Desligar-se por alguns minutos dos assuntos do dia-a-dia tem efeitos físicos e psíquicos comprovados por estudos. A meditação promove a liberação de endorfina (neuro-hormônio que produz sensação de bem-estar e diminui a produção de adrenalina (que, nas crianças, sempre é alta) e cortisol (hormônio ligado ao estresse).
Com o objetivo de ensinar às crianças a prática contemplativa, de conhecer os benefícios do silêncio, de encontrar-se consigo mesmo, com seu Eu, estimular a imaginação, alcançar pensamentos positivos, otimizar a auto-estima, para melhor enfrentar seus conflitos, orientei meus aluninhos como meditar ao final das atividades nas aulas de artes.
Eles adoraram, até porque, crianças apreciam novidades e também são atingidas pelo estresse do cotidiano.
Fiquei surpresa quando o primeiro aluno, Vitor com sete anos de idade, sentou-se sozinho, em posição de lótus. A partir daí, os outros foram acompanhando e a sala de aula, geralmente barulhenta, tornou-se um verdadeiro templo de paz! Que maravilha! Para mim e para eles!
Comecei a desenvolver a meditação essa semana, nos minutos finais da aula, quando as crianças terminam as atividades propostas.
No início, ficamos em absoluto silêncio. Pedi que fechassem os olhos e respirassem profundamente.
Depois, comecei a contar-lhes uma história , como nas oficinas de teatro, em que começamos a nos imaginar no lugar descrito.
Disse a eles, que se imaginassem andando pela areia fofa da praia. Depois, apreciando as ondas do mar...
As crianças puderam relaxar e desligar os pensamentos. A seguir, imaginaram-se dentro da narrativa.
“Quando aplicada corretamente, a meditação ensina a criança a ter autocontrole, diz a psicóloga norte americana Deborah Rozman, autora de ‘Meditação para Crianças’. Segundo ela, estudos comprovaram que a meditação ajuda pequenos muito inquietos a controlar o temperamento. Crianças arteiras ou hiperativas têm mais dificuldade de meditar, mas são extremamente beneficiadas quando conseguem, completa Márcia de Luca, fundadora do Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda (Ciyma), de São Paulo.

...Enfim, serenidade já!

                                 

6 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa !

    As crianças realmente aprendem fácil e rápido qualquer coisa !

    Que aprendam a encontrar a própria paz desde pequenos com a Meditação !

    Belo trabalho !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e comentário Liginha!! Saudades também! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Saulo, muito obrigada!!! Seu comentário é de grande importância para mim!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Quisera poder ficar só no oi, ou ser o anjo com quem falou . .

    .. ao procurar uma outra imagem para desligar-se, cheguei aqui. Estou estudando Terapia floral (http://www.ipaea.xpg.com.br/floral.htm ), ano passado fiz um ensaio de uso de florais de ambiente em sala de aula e este ano quero ir um pouco mais alem.
    .. quero trocar umas palavras com v. sinto que qualquer que seja o assunto me será muito agradavel ..

    Obrigado, por "Tudo"!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Mena! Desejo-lhe sucesso em seus estudos que considero importante para o equilíbrio do ser-humano. Ficarei ligada em seu blog!! Abraços!

    ResponderExcluir

Seu comentário é valioso para mim.
Muito obrigada!

Invisível

Você está ali. Todos os dias, você está ali. Você faz o que tem que ser feito. Você apoia, você está presente. Mas o outro não t...