13 de julho de 2010

Papai, um dos grandes amigos de Jânio Quadros

(Em Corumbá, MS, na época do confinamento do ex-presidente Jânio Quadros, na foto com sua esposa, D. Eloá e amigos, entre eles, meus pais Victor Eugenio e Flória (abraçados)

Meu pai, Victor Eugenio, foi assessor direto do ex-presidente Jânio Quadros. Desse vínculo, surgiu uma grande amizade e os dois se tornaram cumpadres, pois Dr. Jânio e D.Eloá, batizaram meu irmão Victor Eugenio Filho.

(Papai, mamãe, D. Eloá e Dr. Jânio e o padre, no batizado do meu irmão Victor Eugenio Filho)

É claro que também convivi com o ex-Presidente e D. Eloá.
Dr. Jânio me apelidou de "Bombinha" no dia em que, aos dois anos de idade, eu coloquei uma presilha minha em seus cabelos, minutos antes de uma coletiva à imprensa. Meu pai, então, quando foi chamá-lo e viu o penteado que eu havia feito, perguntou: Dr. Jânio, e essa "chuquinha" nos seus cabelos? E ele respondeu: Foi "arte" da Carminha!! Essa menina não para!! É uma "Bombinha"! (Numa alusão ao fato de eu ter nascido, posterior à Bomba de Hiroshima, mas no mesmo dia em que foi lançada, dia 6 de agosto...
É...são muitas histórias dessa convivência!
Certa vez, Dr. Jânio reuniu a Juventude Janista para comemorar meu aniversário em sua casa, em Pinheiros, São Paulo. Disse a todos que seria a comemoração do aniversário de sua "Neta" postiça!
 Eu e meus irmãos o chamávamos de 'vô', tamanho carinho e admiração que nutríamos por ele e D. Eloá. Fiquei muito feliz com a homenagem!
Outra ocasião, em uma festa na mansão de um grande empresário em São Paulo, papai, mamãe e Dr. Jânio presentes, o anfitrião apresentou sua imensa pinacoteca, com grandes nomes da arte Universal.
Ao se deparar com uma obra de Picasso, Dr. Jânio exclamou: - Nossa! Um quadro de Picasso!!!
Foi então que um outro conviva, disse: - Minha neta pinta tão bem ou melhor que Picasso!
E Dr. Jânio respondeu: -Sua neta pode até pintar igual ou melhor, mas jamais assinará PICASSO !

4 comentários:

  1. Que legal, adoro conhecer histórias pessoais, perfis, saber de onde vem a inspiração das pessoas!

    Um pedacinho de Carmen Eugênio, obrigado por nos contar!

    ResponderExcluir
  2. Você é um grande amigo Joakim!!! Muito obrigada! Seus comentários são de grande valia!! Só tenho a agradecer!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é valioso para mim.
Muito obrigada!

Invisível

Você está ali. Todos os dias, você está ali. Você faz o que tem que ser feito. Você apoia, você está presente. Mas o outro não t...