3 de abril de 2010

As pessoas ou são encantadoras ou são aborrecidas.

Riley-Op Art
 (Respeitar o Outro, pois Tudo é uma questão de Ponto de Vista)

"É absurdo dividir as pessoas em boas e más. As pessoas ou são encantadoras ou são aborrecidas." Oscar Wilde
Sempre achei meio ácida essa sentença de Oscar Wilde, apesar da minha eterna admiração por esse grande e polêmico escritor irlandês. Mas, tenho visto fatos que me levam a crer que a  existência dessa antítese, é mais habitual do que eu imaginava - encantador ; aborrecedor.
O encantador é poético,é belo, é suave e te convence sem precisar de muitas assertivas. É agregador.
Já as pessoas que nos aborrecem, geralmente são aquelas que querem fazer valer suas verdades a qualquer custo. Como se suas verdades fossem absolutas sobre as demais. Afastam as pessoas, estão sempre sendo isoladas pelos amigos, porque ninguém suporta pessoas 'cheias de razão'. Não respeitam a opinião alheia, são arrogantes, não sabem conviver com algo contrário às suas verdades. São incovenientes, invadem o espaço alheio sem a menor cerimônia para impor seus comentários ásperos, impetuosos e inflexíveis.
É importante termos nossas convicções, defendermos nossos prismas, mas com harmonia e sem perder a razão e o bom senso. Senão, estaremos longe de enfileirar adeptos às causas em que acreditamos.
Em algum momento da vida, podemos ter sido aborrecedores. Mas entendemos que estávamos na contramão do mundo e retomamos o curso normal da vida. Pobres daqueles que permanecem sem enxergar quão insuportável é essa postura. Certamente, aborrecedora. O aborrecedor precisa entender, de uma vez por todas, de que é um chato. Todos querem distância!
Aqui, tenho amigos encantadores, que, mesmo que discordem dos meus pontos de vista, o fazem de forma terna, gentil, serena. É a tal da Gentileza  que não deve faltar a nenhuma convivência ou relacionamento.

4 comentários:

  1. O que mais me admira na querida Carmem Eugenio é a sensatez!!!
    Em proverbios fala que a mulher sábia sempre edifica!
    Amei o texto, sinceramente eu acho que poderia virar post no A&C.
    É só uma sugestão rsrsrs...

    Bjos de borboleta.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mestra! Você é um exemplo de pessoa que agrega e harmoniza pessoas ao seu redor!

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto, se encaixou bem com minha atual situação.. duas pessoas muito diferentes, a encantadora e o aborrecedor!! tomada as devidas proporções.. é mais ou menos isto. valeu!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto! Você tocou em um ponto importante ao dizer que em algum momento da vida fomos ou seremos inconvenientes. E é verdade, afinal, ninguém é perfeito, ninguém é dono da verdade. O importante é ter consciência disto, de que o caminho está errado e, portanto, é necessário voltar e encontrar o caminho correto.

    ResponderExcluir

Seu comentário é valioso para mim.
Muito obrigada!