6 de março de 2010

Jogar, Contar Lendas e Histórias...

                                                        Aula de Modelagem em Argila
Na Fundação de Cultura, sou concursada há mais de 10 anos. Mas na Secretaria de Educação, sou concursada há quase dois anos. Entrei em 2008. Passei em terceiro lugar na prova escrita e pude escolher um lugar bem ao lado de casa para trabalhar. Como se o trabalho fosse a continuidade do meu quintal.
Desde sempre, percebi que seria uma oportunidade de crescimento e troca de energia fascinantes. A dinâmica das circuntâncias e o material humano a ser trabalhado são desafios constantes.
Recebi as salas de pré, primeiro, segundo e terceiros anos do ensino fundamental. É, ainda tem uma sala de pré! Para mim, não houve dificuldades, já que tenho uma filha de 4 anos, e brinco constantemente com ela. Sim, eu disse brincar, porque o Lúdico, para mim, tem tanta importância que faz parte também do meu Planejamento, e sobre ele, falarei em específico, noutro momento.
Então, tenho alunos, que estão comigos desde o pré, e agora no 2° ano.
Eu os vi no começo deste ano, pensei sobre isto e até me emocionei. Comentei com eles:
- Nossa! Como vocês cresceram! Eram tão pequenos quando nos conhecemos há dois anos, alguns tão chorões!! E agora, grandinhos, mais compreensivos! (Que lindo observar a evolução humana!)
Digo sempre aos meus alunos, que não importa que estejamos em uma escola pública, sempre exigirei deles, um comportamento de escola Suiça. Aí, naturamente, preciso contar o que é a Suiça...
Outra coisa que faz parte do meu Planejamento é a Contação de Histórias e Contação de Lendas.
Adoram me ver contando histórias. Se forem as lendas do Boi-Tatá e da Mula-Sem-Cabeça, meu Deus... a criançada nem pisca os olhos...Querem mais, mais e mais... Eu conto, represento, tem algumas estórias que peço a eles que imaginem o final, para incentivar a criatividade!
 Mas termina a aula e eles me dizem... - Que pena professora, acabou nossa Viagem!!!
E eu respondo - Acabou nada!!! Semana que vem tem mais!!
Blog da Escola - Slides das Aulas de Artes !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é valioso para mim.
Muito obrigada!

O Mundo é seguro.

Talvez essa seja a principal competência e desafio:  olhar o mundo com afeto,  respeito, compaixão ,  suavidade.   Somente dessa fo...