POP ART

Sabe essa gravura de Marilin Monroe que sempre amamos ver? Então, foi produzida dentro de um movimento artístico denominado Pop Art, abreviatura de Popular Art, que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Surgiu em contraponto ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950. Os artistas desse movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista.
Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.
 Os materiais mais usados pelos artistas da pop art eram derivados das novas tecnologias que surgiram em meados do século XX. Gomaespuma, poliéster e acrílico foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento.
Andy Warhol: maior representante da Pop Art. Além de pintor foi também cineasta. - Peter Blake foi o criador da capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles; Wayne Thiebaud: pintor norte-americano que se destacou na criação de obras com teor humorístico e nostálgico; Roy Lichtenstein: pintor norte-americano que trabalhou muito com HQs (histórias em quadrinhos), criticando a cultura de massas- Jasper Johns: pintor norte-americano cuja obra principal foi Flag (Bandeira) de 1954.
A pop art exerceu uma grande influência no mundo artístico e cultural das épocas posteriores. Influenciou também o grafismo e os desenhos relacionados à moda.

Comentários

  1. AMEIIII ESTE POSTE COMO O BLOG TODO... SUAS FOTOS SÃO LINDAS... BEIJOSSS ;)

    ResponderExcluir
  2. querida carmem,esse post tá maravilhoso...
    simplesmente amei,sabe como é artista né adoram cores e personagens...
    achei fantástico parabéns...
    beijos e óh...a minha filha chegou de viajem,estou super feliz!
    Segue ela...jéh Cajado (Dança interior)ela te segue de volta tá...aproveita e olha as poesias do Rafinha meu filho que é poeta,eles vão seguí-la também...
    bjo...bjo..bjo!

    ResponderExcluir
  3. Coloquei seu blog na lista dos meus preferidos!

    ResponderExcluir
  4. já estou lhe seguindo e também coloquei seu blog na minha lista! um abraço!
    adorei seu espaço,muito criativo!

    ResponderExcluir
  5. a família Cajado em peso seguindo vc por indicação da minha mãe...
    Vc tá na minha lista!
    Depois passa lá pra conhecer um pouco do que eu escrevo...
    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom passear por aqui. Uma verdadeira aula de artes!!!

    Adorei o post! Pudera... sempre gostei do movimento POP ART. Tenho muita coisa neste estilo também.

    Beijo grande.
    Meridiano Digital
    (Marilia Borges)

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh... esqueci.

    Arrasou nas fotos!

    Meridiano Digital
    (Marilia Borges)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é valioso para mim.
Muito obrigada!

Postagens mais visitadas