24 de janeiro de 2010

BAUHAUS- E assim começou o Design... (História da Arte)


Fundada a partir de um manifesto de Walter Gropius, em 12 de abril de 1919, a Bauhaus origina-se na fusão entre a Academia de Artes e a Escola de Artes e Ofícios da Alemanha. Impulsionados pelo novo quadro econômico enfrentado pelo país no pós-guerra, seus fundadores buscavam o fim da distinção entre artistas e artesãos.
Estabeleceu um novo conceito pedagógico onde a modernização da vida em bases racionalistas era uma revolução para a época.
O design está presente em tudo, e surgiu, durante o século XIX, como solução para otimizar a fabricação de utensílios para a casa, tais como mobiliário, louças e adornos, entre outros.

Entre seus docentes, estavam os principais artistas do período, como Wassily Kandinsky, Paul Klee, Johannes Itten e László Moholy-Nagy, além de grandes nomes da arquitetura, como Walter Gropius (principal idealizador) e Ludwig Mies van der Rohe.
Em seus quatorze anos de existência, a Escola de Bauhaus passou por três etapas diferentes: a fase expressionista (1919 - 1927) em Weimar, sob a direção de Walter Gropius, a fase do formalismo construtivista (1927 - 1929) com Hannes Meyer em Dessau e, finalmente, a fase do racionalismo radical com ênfase na produção arquitetônica (1929 - 1933), sob a direção de Mies van der Rohe, parte em Dessau e parte em Berlim.
Encerrando suas atividades em 1933, em decorrência de mudanças sociopolíticas na Alemanha (Nazismo), a Bauhaus ainda segue orientando o pensamento de designers, em várias partes do mundo.

Sua influência funcionalista chegou ao Brasil principalmente através de seu ex-aluno Max Bill, primeiro diretor da Escola de Ulm, uma das principais referências dos pioneiros no design brasileiro.
No Brasil, centros de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro tiveram muito de sua arquitetura art-déco influenciadas pelas idéias da Bauhaus. E a modernidade da arquitetura de Brasília também deve muito ao pioneirismo da escola.
Bauhaus continua sendo referência em design de produto.
Fonte: DROSTE, M. Bauhaus 1919 - 1933. Alemanha: Benedikyt Taschen, 1994Bauhaus,escola de design e arquitetura alemã,  foi uma das mais influentes escolas de design do mundo. Com inspiração modernista buscou aliar a arte com a indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é valioso para mim.
Muito obrigada!

Invisível

Você está ali. Todos os dias, você está ali. Você faz o que tem que ser feito. Você apoia, você está presente. Mas o outro não t...