20 de dezembro de 2009

O QUE É URL?

Sempre quis saber. Sempre estão pedindo - URL da foto, da pág do Faceboock, do Orkut, do Twitter, do Blog... ai Meldels, que é isso? Uma espécie de CPF, RG na Internet?  Aliás, vou começar a postar aqui, alguns termos relacionados à web, com os quais sempre nos deparamos, mas nem sempre, entendemos seus significados.
Na realidade, vou seguindo por intuição, 'por achismo' mesmo. Mas estou começando a acreditar, que seja melhor procurar entender de verdade. E é isso que tentarei transpor aqui, agora, sobre URL.
- Na rede de internet não terá como existir dois endereços iguais. Um conjunto de páginas e de arquivos de algum servidor é chamada de site. A primeira página a ser acessada, normalmente recebe o nome de Home Page. A URL de algum site pode ser definida apenas utilizando o nome da pasta onde os arquivos estão armazenados no site.

Concluíndo a URL é basicamente, o LINK ou endereço de uma pagina Web como por exemplo .pt.wikipedia.org/ ou um caminho de uma rede por exemplo o de uma impressora \\impressora, etc.
Uma URL (de Universal Resource Locator) em português significa (Localizador Universal de Recursos) é o endereço de um recurso (um ficheiro, uma impressora etc.), disponível em uma rede; seja a Internet, ou uma rede corporativa, uma intranet. Uma URL tem a seguinte estrutura: protocolo://máquina/caminho/recurso
O protocolo poderá ser HTTP, FTP, entre outros. A máquina designa o servidor que disponibiliza o documento ou recurso designado. O caminho especifica o local (geralmente num sistema de ficheiros) onde se encontra o recurso dentro do servidor.
No exemplo: ://www.w3.org/Addressing/URL/uri-spec.ht… o protocolo é o HTTP, o servidor é designada por www.w3.org e o recurso -- neste caso o ficheiro uri-spec.html -- encontra-se em Addressing/URL/
E fim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é valioso para mim.
Muito obrigada!

Invisível

Você está ali. Todos os dias, você está ali. Você faz o que tem que ser feito. Você apoia, você está presente. Mas o outro não t...