Açucar Vicia

O açúcar, também conhecido como açúcar de mesa ou sacarose, é uma substância doce que é usada para adoçar bebidas e alimentos. Considerado um tempero, é um tipo de carboidrato e suas matérias-primas são a cana-de-açúcar ou a beterraba.

Não é novidade alguma que, consumido em excesso, o açúcar pode causar danos à sua saúde. A novidade é a afirmação feita recentemente por pesquisadores da Universidade de Princeton, que concluíram que a substância pode viciar. O estudo foi feito com um grupo de ratos, para o qual foram oferecidas elevadas doses de açúcar. Os roedores passaram a ingerir, por vontade própria, quantidades cada vez maiores de sacarose. Ao terem a oferta da substância cortada, os ratos apresentaram significativas mudanças em seu comportamento, como ansiedade, por exemplo. Ou seja, o grupo dos ratos apresentou dois dos três elementos característicos de dependência química: aumento da dose consumida e sintomas de abstinência. Além disso, após o corte da oferta de açúcar, os roedores usados no estudo passaram a consumir álcool e anfetaminas e tornaram-se mais sensíveis aos psicoestimulantes, como acontece com o cérebro dos dependentes químicos.
O cientista que conduziu essa pesquisa estudo na universidade americana concluiu que os ratos comem mais açúcar quando estão com fome, exatamente como o que ocorre com pessoas que têm vício de nicotina, cocaína e morfina. Esse estudo mostra que há aumento de dopamina na circulação depois que os animais consumiam o açúcar, o que disparava os mecanismos de motivação. Com a repetição do processo, vem a dependência. Esse é um estudo de grande importância, pois dá pistas para novos estudos sobre os diversos transtornos alimentares, como a compulsão, por exemplo.
fonte Metabolikey

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário é valioso para mim.
Muito obrigada!

Postagens mais visitadas